JZD 2 | – Wearables para sustentabilidade

Oioi gente, tudo bem?

Dentro do projeto de zero desperdício , além dos tecidos e modelagens em sí, estamos com projetos de wearables para as peças da marca.

Wearables? não está familiarizado com esse nome mostro? tudo bem, uma explicação rápida sobre seria, tecnologia vestível.Roupa que “faz” alguma coisas quando se aperta botões, digamos assim.

Temos o desenvolvimento de 3 projetos em andamento

  • modelagem zero desperdício
  • tecido de resíduo
  • wearable para sustentabilidade (edição de roupas “inteligentes”, desenvolvimento de tecnologia à ser inserida em roupas)

então, peguei um atalho chamado “curso”, essa semana fiz um intensivão de internet das coisas e e-textil com Pablo tiscornia, que é um professor e profissa muito foda!! Super indico.

Fiquei Segunda, terça, quinta e sexta das 18 as 22 aprendendo elétrica básica, lilypad arduino e pensando em como colocar LED em tudo que via na minha frente. haha

Sábado e domingo fiz o de IOT ( internet of thing – internet das coisas) que vou chamar aqui de IDC ok?

Eu que não sabia quase nada de programação, só um pouco de html, aprendi a programar em arduino e mais ainda em arduino com html.Achei incrível!

Tenho muito medo de tomar choque e queimar as coisas.

Queimando e aprendendo algumas coisas de elétrica durante o curso , acabei perdendo bastante esse medo. (Gracias Pablo haha)

 

Contando um pouco sobre o curso, fizemos como exercício final do curso, um protótipo de casaco esportivo para corredores e ciclistas que possui duas “setas” atrás feitas em fita de LED.

Utilizei um potenciômetro para controle, no centro do peito.

A ideia é passar o potenciômetro para botões nos dois pulsos para dar setas, como um carro faz.

Testando linhas condutoras de energia. Linhas lugam o LED a uma bateria

 

Utilizando um potenciômetro, lilypad e LED RGB, ligamos e controlamos as cores e luz do RGB.

 

Para ter certeza antes de queimar qualquer coisa haha substituímos a bateria a uma papel.Nessa foto controlamos uma fita de LED passando por um relé (relay). Essa etapa foi importante para eu montar depois, como controlar minha cafeteria pelo celular.

 

Uma foto que resume muito bem como ficou nossa mesa haha

 

e o arduino… incentivo aos desenvolvedores de arduino algo que substitua os cabos por Bluetooth … a gente odeia cabos!

 

E assim ficou nosso primeiro protótipo.Fizemos com os fios aparentes primeiro porque queríamos ver e entender os caminhos dos cabos e segundo porque estamos usando uma camiseta de malha, que não possui forro que “esconda” completamente tudo.

 

O que eu não acho um super problema, acho que da mesma forma que hoje temos estampas, pode ser feito de forma estilizada

 

Testamos também com sensores de luz e de calor.

 

Se você quer aprender a fazer tudo isso, siga a plataforma Divaholic para mais informações de próximas turmas.

 

Na verdade esse wearables já existe e não é ainda IDC, pois ele faz o controle todo manual, não tem controle à distância por exemplo, porém na minha jornada esse passo é super importante fazer assim.Mesmo porque, no Brasil ainda não temos disponível para comprar.

Estou desenvolvendo um por enquanto unissex, se você gostou da ideia e gostaria de ter uma por um valor acessível e com assistência total, me chama aqui nos comentários ou por email monteiro.camis@gmail.com que estamos aceitando ideias, sugestões e pedidos para incentivar a produção e desenvolvimento wearable sustentável.

 

 

Na segunda parte da minha semana intensiva, fizemos o controle de LEDS e botões por meio de celular, com aplicativo BLYNK e com uso de website.

Nessa opção aprendemos bastante e estou desenvolvendo o projeto do professor de controlar a cafeteira Nespresso por meio do meu celular.

Esse estou com mais calma porque preciso desmontar a cafeteira e isso vai levar mais um pouco de tempo.Se você sabe como fazer isso me mande uma mensagem por favor! haha o resto já está no caminho de fazer.

Para fazer IDC utilizamos a placa nomeMCU que não é arduino, apesar de poder ser programada em software arduino.

 

Feito todo o curso, o que podemos tirar de maior conclusão para minha vida e projeto ZeroDesperdício.

O uso de tecidos, costura e modelagem em papel é feito à muitos anos praticamente da mesma forma.Estamos em um momento em que a produção das roupas está passando por uma mudança gigante.Ao invés de tecidos feitos de petróleo, animais e químicos, buscamos materiais orgânicos, naturais,”inteligentes” e impressos digitalmente.

O meu objetivo é passar por  todas as etapas de pesquisa sempre que elas apareçam e pareçam importantes para a inovação Zero.

Temos desenvolvido peças upcycling desde 2012, como pode ver no site camon.eco.br e estamos quase prontos para disponibilizar a edição zero desperdício.

Junto com a modelagem, o projeto de zero desperdício está buscando inovações tecnológicas para a harmonia com o meio ambiente.

Portando assim como as dicas e informações de modelagens, corte e costura , as minhas pesquisas em wearables também contarei aqui.

Irei disponibilizar o código e materiais para o casaco seta e o da cafeteria smart também, assim que ficarem prontos.Da mesma forma que todos da comunidade Arduino tem feito com seus projetos.Estamos conectados.

 

Curioso pra saber como foi ser vegano / vegetariano nessa semana intensiva? comendo fora de casa enquanto o cansaço não me deixava cozinhar, como faço na minha rotina… se liga no próximo post 😉

 

obrigada Divaholic pelo curso, e pablo por me abrir essa porta que estou entrando 100%.

 

Tamo junto,

Camis

 

Anúncios

Um comentário em “JZD 2 | – Wearables para sustentabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s